Vereadores solicitam ao Estado ROTA para Jacareí

Preocupados com a onda de violência em Jacareí, os vereadores solicitaram esta semana ao Governo do Estado de São Paulo o envio da ROTA (Rondas Ostentivas Tobias de Aguiar) para o município. Os parlamentares aprovaram, na última sessão ordinária, o requerimento de autoria do vereador José Antero (PMDB) e subscrito pelo presidente da Câmara de Jacareí, vereador Itamar Alves (PDT) e pelos vereadores Adriano da Ótica (PPS), Edinho Guedes (PMDB), Laudelino Amorim, Alex da Fanuel e Prof. Marino, do PT, Dario Burro (DEM), Diobel da Didol’s e Pastor José Roberto, do PSDB, Osvaldo Arouca (PR) e Valmir do Parque Meia Lua (PSD).

“A solicitação é viável, já que nos últimos meses nosso município tem sido alvo de diversos crimes com ações generalizadas de assaltos, roubos, assassinatos, pontos de venda e consumo de drogas. Alguns fatos ganharam destaque em rede nacional”, explicou José Antero.

Segundo parlamentar, os acontecimentos chocaram a população e têm deixado a todos muito assustados e ao mesmo tempo inseguros. Ainda, segundo José Antero, Jacareí tem a necessidade de uma atuação ostensiva da polícia por meio de uma força-tarefa, de forma a garantir a efetiva proteção dos cidadãos.

José Antero destaca que os índices de violência no município ultrapassaram os de outras cidades, sendo que 15 pessoas foram assassinadas somente nos dois primeiros meses deste ano, aumentando em quase 300% em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com José Antero, também houve aumento significativo nos números de tentativa de homicídio (37,5%), roubo de veículos (180,43%), roubos (49,68%), furto de veículos (25,30%) e furtos (16,81%), conforme estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgada este mês por jornal local.

“A impressão que nos resta é que a segurança de Jacareí está fora de controle e a cidade encontra-se sob o alvo de quadrilhas organizadas e preparadas para agir na inércia dos responsáveis por sua proteção”, concluiu José Antero.