Escolas de Jacareí são homenageadas com o Selo de Mérito Educativo Paulo Freire

A Câmara Municipal de Jacareí realizou na segunda-feira, dia 03, mais uma edição do Selo de Mérito Educativo Paulo Freire. Doze instituições de ensino receberam a homenagem por atingirem meta superior à média municipal do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica). Nesse ano, foram contempladas escolas do primeiro ciclo do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano, que atingiram uma nota superior a 5.6 em 2011.

O Ideb foi criado em 2007 e reúne em um indicador, dois importantes conceitos para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega a possibilidade de resultados facilmente assimiláveis, que permitem traçar metas de qualidade educacional. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações, o Saeb, para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil para os municípios.

Foram agraciadas as seguintes Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental): Barão de Jacareí, Professora Beatriz Junqueira da Silveira Santos, Professor Décio Moreira, Professora Célia Guedes, Lamartine Delamare, Professora Maria Thereza Ganassali de Oliveira, Silvio Silveira Mello Filho, Tito Máximo, Verano Câmara. Sobre as escolas estaduais foram contempladas: E.E. Professor Benedicto Mauro dos Santos, E.E Professora Celisa Mercadante Faria e João Cruz.

O reconhecimento atende ao decreto legislativo, de autoria do vereador Laudelino Amorim (PT), que presidiu a sessão. Além dele, a mesa de honra foi composta ainda pelo secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza e a supervisora de ensino de Jacareí, Sueli Soares.

“A ideia de criar o selo surgiu com o objetivo de estreitar a relação entre o Poder Municipal e as escolas. Temos que ter responsabilidade com a educação dos nossos filhos e viver esse desafio em um momento em que a violência aumenta. Assumir, participar e ver como funciona essa realidade, além de ter coragem para interferir trazendo novas oportunidades”, disse Laudelino.

“Todo aluno da rede pública tem o direito fundamental que é aprender com qualidade”, afirmou Sueli Soares.

“Esperamos que as escolas continuem produzindo, pois, a média de Jacareí é maior que a do Estado de São Paulo e do Vale do Paraíba. Temos muito que nos orgulhar, mas não podemos nos acomodar. Vamos trabalhar rumo à nota seis, índice dos países mais desenvolvidos da Europa”, destacou João Roberto.

“Esse mérito é para alguns não é para todos. Espero que esse Selo seja cada vez mais almejado por outras escolas. Na Barão de Jacareí temos muito trabalho e dedicação”, discursou Luis Carlos de Almeida, vice-diretor da Emef Barão de Jacareí, que falou em nome das escolas homenageadas.

Os vereadores Alex da Fanuel (PT), Valmir do Parque Meia Lua (PSDB) e Edgard Sasaki (DEM) também compareceram a sessão.

Em homenagem às escolas, o coral da Emef Tito Máximo, apresentou a música “Então é Natal”, da cantora Simone. O grupo é formado por alunos do quinto ano e faz parte dos projetos pedagógicos realizados pela escola durante o ano. A coordenação é da professora Fernanda Garcia Rosa e os trajes dos alunos foram confeccionados pelos próprios pais dos estudantes.

Crédito: Giovana de Paula

Escolas recebem o Selo Paulo Freire pelo desempenho acima da média no Idep