Empresas de Jacareí recebem o Selo Empresa Cidadã 2012

Quinze empresas receberam ontem, dia 5, em sessão solene, o Selo Empresa Cidadã 2012, prêmio concedido anualmente pela Câmara Municipal de Jacareí às empresas privadas ou públicas, da administração direta ou indireta, e autarquias, que apresentam qualidade em seu balanço social, instrumento pelo qual demonstram, através de indicadores, o cumprimento de sua função social.

Criado em 2001, por meio de decreto legislativo de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT), o objetivo do prêmio é difundir a responsabilidade social das empresas em Jacareí. É um estímulo à realização do Balanço Social, instrumento pelo qual a empresa descreve seus esforços na busca de um novo patamar de civilidade, pautado na qualidade de vida, prevenção e adoção de programas efetivos de higiene e medicina do trabalho, equidade e desenvolvimento humano dos funcionários, suas famílias, da comunidade e da preservação do meio ambiente.

A mesa de honra foi composta pelo presidente vereador Itamar Alves (PDT), Rose Gaspar e Alexandre Santana, diretor de Apoio à Atividade Empresarial da prefeitura, que representou o prefeito municipal Hamilton Ribeiro Mota (PT).

Foram premiadas as seguintes empresas: Anhanguera Educacional; Ativia Planos de Saúde; Basf S/A; Cebrace Cristal Plano Ltda; Control Serviços Especializados; Freudenberg Não-Tecidos Ltda; Cervejaria Heineken Brasil; Jacareí Transporte Urbano; Latapack-Ball Embalagens Ltda; Latecoere do Brasil; Petrobrás; Rexam BCSA S/A – Unidade Jacareí; Uniodonto de Jacareí; Wana Química e White Martins Gases Industriais.

Para Rose Gaspar, se não fosse a ativa participação das empresas, Jacareí não estaria entre as quatro melhores cidades para se viver. “Aproveito a oportunidade para pedir a colaboração das empresas doando o Imposto de Renda até o dia 30 de dezembro para o Conselho da Criança e do Adolescente. Isso vai dignificar ainda mais a causa”, explicou. Já Alexandre Santana destacou a consolidação do Selo. “Lá se vão dez anos e esse reconhecimento é interessante porque trata-se de uma iniciativa do próprio município”, disse.

Joaquim Ferreira Neto, da Ativia, falou em nome de todas as empresas e enfatizou a responsabilidade em ganhar o prêmio. “Nossa função é desenvolver produtos e vender serviços buscando resultados. Mas a missão que nos une é para fazermos além dos nossos objetivos agregando valores”, disse Ferreira Neto.

A comissão, que avaliou os balanços sociais das empresas, foi formada por entidades representativas da sociedade civil, membros do poder público e representantes de organizações não governamentais.

Os vereadores Alex da Fanuel (PT) e Edgard Sasaki (DEM) acompanharam a sessão.

Crédito: Giovana de Paula / CMJ

Empresas jacareienses recebem reconhecimento da Câmara Municipal de Jacareí