Vereadora Rose Gaspar pede cadastro informatizado na área da saúde

A vereadora Rose Gaspar indicou à Secretaria Municipal de Saúde de Jacareí que disponibilize um formulário ou sistema informatizado para que empresas locais possam cadastrar seus colaboradores no cadastro único, conforme exigência do Ministério da Saúde.

“Destacamos que esse cadastramento deverá consistir numa identificação única e universal, vinculada ao Cartão Nacional de Saúde”, afirma Rose Gaspar.

A implantação do Cartão Nacional de Saúde está prevista desde a Norma Operacional Básica do SUS (Sistema Único de Saúde) de 1996. No entanto, a complexidade e o ineditismo do projeto fizeram com que somente em 1999 fosse iniciado.

O processo de implantação em curso, considerado como projeto piloto, abrange 44 municípios brasileiros e atinge todas as regiões do País, alcançando cerca de 13 milhões de usuários dos SUS.

O projeto é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do projeto Reforço à Reorganização do SUS (Reforsus). As informações são do Portal da Saúde, site que pertence ao Ministério da Saúde.