Rose Gaspar presente nas discussões da Região Metropolitana

A vereadora Rose Gaspar (PT) está presente nas discussões da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Em março ela foi indicada pela Câmara de Jacareí para ser titular do Conselho Consultivo sub-regional da Região Metropolitana. O presidente do Legislativo, vereador Itamar Alves (PDT), é o suplente. Entre as atribuições do conselho consultivo está a elaboração de propostas a serem submetidas ao Conselho de Desenvolvimento da RM Vale.

Há duas semanas foram empossados o presidente e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Eduardo Cury, prefeito de São José dos Campos, e José Celso Bueno, prefeito de Queluz, respectivamente.

Na ocasião também foram criadas 16 Câmaras Temáticas: planejamento e uso do solo; transporte e sistema viário regional; habitação; saneamento ambiental; meio ambiente; desenvolvimento econômico; atendimento social; esportes, lazer e cultura; turismo; agricultura e agronegócio; saúde; educação; segurança pública; recursos hídricos; defesa civil; e preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e natural.

Os Conselhos Consultivos instalados nas cinco sub-regiões da RM Vale são compostos por membros da sociedade civil organizada, do Poder Legislativo das cidades e deputados estaduais.

Rose Gaspar ressalta a importância dos conselhos para as cidades. “Com isso, ganhamos força política nas reivindicações ao Estado”, disse a parlamentar. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 28 de maio em Cruzeiro, e terá em sua pauta assuntos sobre saúde e transporte.

Políticas Públicas - A RM Vale é um instrumento do Estado que permitirá o planejamento e a gestão de questões comuns que afetam as cidades da região. Com a criação da RM os 39 prefeitos e o governo do Estado trabalharão em conjunto políticas públicas com o objetivo de agilizar a resolução de problemas comuns nas cidades da região.