Vereadora Rose Gaspar propõe antecipação do fim de tarifa interurbana na Região Metropolitana

Nesta quinta-feira (26), o Deputado Federal Carlinhos Almeida (PT) e a vereadora Rose Gaspar, coordenadora da Macroregião do PT, se reuniram com a gerência estadual do Grupo Telefônica para pedir o fim das tarifas de interurbano e do DDD (Discagem Direta a Distância) na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Lideranças políticas do Vale e Litoral Norte também participaram do encontro.

O objetivo central da reunião foi propor ao Grupo Telefônica que seja unificada o fim da tarifa para as 39 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira – região que congrega quase 2,3 milhões de pessoas, formando a recente criada 4° Região Metropolitana do Estado.

Para a vereadora, essa luta deve ser constante. “Nós sabemos que o direito existe, então precisamos lutar para que ele seja executado”, afirma.

Segundo a diretora de Assuntos Institucionais da Telefônica, Zuleika Maria Palhares Telles Claro e o Gerente Institucional, Luiz Eduardo Daruiz Corrêa, a empresa se coloca à disposição para colaborar. Zuleika apontou que o tema é debatido na empresa, dentro dos critérios da Anatel ( Agência Nacional de Telecomunicações). A diretora falou da necessidade de planejamento, estudos e ressaltou a importância de avaliação técnica externa e interna para efetivação da medida.

No encontro, a vereadora ressaltou a importância do fim das tarifas entre as cidades e citou a economia de telefone gerada no hospital São Francisco de Assis, após a resolução. “O objetivo da proposta é que o Grupo Telefônica seja parceiro e libere o beneficio para que a população seja contemplada ainda nesse ano”, afirma.

O trabalho da vereadora Rose Gaspar, em conjunto com Carlinhos Almeida, resultou no fim da tarifa e do uso de DDD, desde 2007, beneficiando as cidades de São José dos Campos, Caçapava e Jacareí. A área compreendida pelas mudanças possui mais de 290 mil terminais individuais e em torno de 7.500 telefones públicos.
As demais Regiões Metropolitanas como São Paulo onde o DDD é 11, Santos com DDD 13 e Campinas com o DDD 19, não há tarifação diferente entre as cidades e nem necessidade de discagem do pré-fixo.

Crédito: Gabinete Vereador Rose Gaspar

Vereadora Rose Gaspar, deputado federal Carlinhos Almeida e representantes do Grupo Telefônica, se reuniram para negociar a antecipação do processo de extinção da cobrança do DDD (tarifa intermunicipal) entre as 39 cidades da RMVale