Empresas contempladas com o Selo Empresa Cidadã se reúnem para discutir estratégias de projeto ambiental para Jacareí

Os representantes das empresas contempladas com o prêmio Selo Empresa Cidadã 2011 se reuniram na sexta-feira, dia 16, no plenário da Câmara, para mais uma reunião sobre a realização de um projeto conjunto de educação ambiental no município. O secretário municipal de Meio Ambiente, José Roberto Fernandes da Silva e a vereadora Rose Gaspar (PT), autora do decreto legislativo que instituiu o Selo Empresa Cidadã, também participaram do encontro para definir os rumos do projeto.

O grupo, criado em fevereiro deste ano, vai focar o trabalho na coleta seletiva de lixo e principalmente na conscientização da população sobre a importância da reciclagem na melhoria da qualidade de vida.

Durante a reunião as empresas participantes apresentaram as suas experiências na área de educação ambiental. O secretário de Meio Ambiente falou sobre as ações da prefeitura no setor. “A administração municipal já tem ações de apoio de várias empresas. A responsabilidade não é só do Poder Público, mas de toda a sociedade. A iniciativa é excelente”, destacou. Segundo Silva, cerca de 60% dos bairros de Jacareí são atendidos pelo processo de coleta seletiva.

Silva enfatizou que é necessário melhorar o processo de reciclagem no município. “Vamos unir esforços e verificar qual ação é mais eficaz. As empresas podem colaborar muito com o Poder Público neste processo”. A Secretaria de Meio Ambiente vai fazer um projeto e apresentar às empresas no próximo encontro que será realizado em abril.

Para Rose Gaspar, a reunião foi muito positiva e a adesão das empresas demonstram o interesse em realizar um grande projeto em benefício da comunidade.

Das 15 empresas contempladas com o Selo Empresa Cidadã no ano passado, nove participaram desta reunião: Cebrace, Control Serviços Especializados, Fibria, JTU, Latecoere, Sud-Chemie, Uniodonto, White Martins e Basf.

Crédito: Giovana de Paula / CMJ