Vereadora Rose Gaspar, empresas cidadãs e
prefeitura juntas em defesa do meio ambiente

A vereadora Rose Gaspar (PT), as empresas contempladas com o prêmio Selo Empresa Cidadã 2011 e a Prefeitura de Jacareí uniram esforços para a criação de um grupo de trabalho, que vai realizar um projeto de educação ambiental no município. O grupo, criado na sexta-feira, dia 10, em reunião realizada na Câmara Municipal, vai focar o trabalho na coleta seletiva de lixo e principalmente na conscientização da população sobre a importância da reciclagem na melhoria da qualidade de vida.

Rose Gaspar, que é autora do decreto legislativo que instituiu o Selo Empresa Cidadã, decidiu reunir as empresas com o objetivo de unificar uma ação que tenha iniciativa da iniciativa privada e parceria do poder público. “Essas empresas foram contempladas com o selo porque já realizam ações sociais importantes em benefício da comunidade, mas a proposta é realizar uma única ação com a participação de todas as empresas”, explicou a vereadora.

A reunião também teve a participação da diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Izabel Lavendowski, que apoiou a iniciativa. “É uma ideia muito interessante porque potencializa as ações do empresariado na cidade. Uma excelente iniciativa da vereadora Rose Gaspar”, disse.

Para Luciana de Barros Cunha, representante da Fibria, a reunião foi importante também para compartilhar as experiências existentes nas empresas, resultando na geração de novas oportunidades.

A próxima reunião do grupo acontecerá no dia 16 de março na Câmara, momento em que serão definidas as estratégias do projeto e o seu nome. Cada empresa também vai trazer a sua experiência na área de coleta seletiva. A Secretaria de Meio Ambiente apresentará as informações sobre a coleta de lixo no município, bem como os projetos da prefeitura relacionados ao tema.

Das 15 empresas contempladas com o Selo Empresa Cidadã no ano passado, 11 participaram da reunião: Cebrace, Control Serviços Especializados, Fibria, Heineken, JTU, Latapack-Ball, Latecoere, Sud-Chemie, Uniodonto, White Martins e Winner School. As demais empresas que não puderam comparecer, serão convidadas a participar do próximo encontro.

Os representantes das empresas deram total apoio à criação do grupo de trabalho e parabenizaram a vereadora Rose Gaspar pela iniciativa. “Fiquei muito feliz com a presença e o interesse das empresas na realização de uma grande projeto em benefício da comunidade. Isso é uma verdadeira demonstração de cidadania. Parabéns a todas”, concluiu Rose Gaspar.

Crédito: Giovana da Paula / CMJ

Rose Gaspar, empresas contempladas com o prêmio Selo Empresa Cidadã 2011 e Prefeitura de Jacareí