Câmara de Jacareí adere ao movimento Outubro Rosa

A Câmara Municipal de Jacareí vai aderir ao movimento popular “Outubro Rosa”, que visa conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. No período de 23 a 31 de outubro, a fachada do prédio do Legislativo será toda iluminada na cor rosa, fazendo alusão ao movimento internacional que ocorre em vários países há mais de 20 anos.

O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A iniciativa da Câmara aderir ao movimento foi da vereadora Rose Gaspar (PT), única representante feminina no Legislativo, que teve o apoio da presidência da Casa.

“A Câmara de Jacareí não poderia ficar fora deste grande movimento, que tem por objetivo conscientizar a sociedade, principalmente o público feminino, sobre a prevenção e o tratamento dos tipos mais comuns de câncer nas mulheres, como o câncer de mama e do de colo de útero”, disse a vereadora Rose Gaspar, que participou no último domingo, dia 21, da Caminhada Contra o Câncer de Mama “Pense Rosa” realizada em Jacareí no Parque da Cidade.

Estatística - De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o primeiro tipo que mais afeta a mulher brasileira. Este ano estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença.

No primeiro semestre de 2012, mais de um milhão de mulheres de 50 a 69 anos fizeram o exame preventivo de câncer, o que representa um aumento de 41% do número de mamografias realizadas no SUS (Sistema Único de Saúde), se comparado ao mesmo período de 2010.