Vereador Laudelino Amorim visita empresário para tratar de projeto de reutilização da água

O vereador Laudelino Amorim (PT), membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Jacareí, se reuniu nesta quinta-feira, 09 de agosto, com o proprietário do Auto Posto Coleginho, Carlos Alberto Nunes da Silva, com o objetivo de colher impressões sobre a reunião realizada pelo Comitê Gestor de Uso Racional da Água. Na ocasião, as empresas MS Ambiental Metalsinter e Hidro Arbor, apresentaram um sistema economizador de água através da captação e reuso da água para ser utilizado em “lava-rápido” e “posto de gasolina” que oferecem esse tipo de serviço.

“São muitos benefícios, tanto para o empreendimento quanto para o meio ambiente. A falta de informações sobre a praticidade e instalação dificulta a adesão dos empresários”, explica Silva.

O Comitê de Uso Racional da Água, composto por representantes das secretarias municipais, empresas e segmento da construção civil, integra o Programa Municipal de Conservação, Uso Racional e Reutilização da Água em edificações, fruto de uma lei de autoria do vereador.

“A empolgação e interesse do Carlos vão contagiar os demais. Aos poucos vamos sensibilizar outras empresas a fazerem parte do projeto, que tem relação custo-benefício muito boa. Em cinco meses é possível recuperar o investimento realizado”, explica Laudelino.

De acordo com o vereador, a adesão das empresas vale a pena, pois colabora com o meio ambiente. “A responsabilidade pela qualidade de vida é de todos nós e estamos oferecendo conhecimento para que dentro de suas condições as empresas também façam sua parte”, afirma.

Uma nova reunião com os proprietários de estabelecimentos que trabalham com “lava-rápido” foi agendada para o dia 24 de agosto, às 9h, no Viveiro Municipal de Jacareí.

O empenho de Laudelino com o tema é para construir um caminho que torne possível a implantação de seu projeto indicativo de IPTU Verde em Jacareí, incentivando a adoção de medidas sustentáveis recebendo a contrapartida do Poder Público.

Crédito: Giovana de Paula

Vereador Laudelino Amorim discute projeto de reutilização de água com empresário