Vereador Laudelino Amorim recebe Dom Luiz Flávio Cappio

Atendendo ao convite da Paróquia São José Operário, o bispo Dom Luiz Flávio Cappio celebrou a Santa Missa no último sábado (21), no bairro Cidade Salvador. O vereador Laudelino Amorim (PT), membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Jacareí, recebeu o religioso que possui um intenso envolvimento com as causas ambientais.

Há anos, o representante da Diocese de Barra (Bahia), trabalha na missão de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do Rio São Francisco. Em 2005 e 2007 o bispo foi manchete de jornais nacionais e internacionais ao fazer duas greves de fome em protesto ao projeto de transposição do rio. “Nós vivemos em torno da natureza. Se não cuidarmos dela, a vida humana acaba”, disse o bispo durante a celebração.

O religioso também falou sobre a realidade do povo nordestino, seu encontro com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e se demonstrou grato ao convite. “Achei a comunidade muito interessada no assunto e agradeço a hospitalidade”, afirmou.

O vereador destaca a homilia feita pelo bispo como algo provocativo ao engajamento permanente ambiental. “A serenidade com que o bispo relatou todo processo de construção da usino de Belo Monte e a motivação do seu posicionamento contrário, provocou a todos uma reflexão sobre nossa relação de fé e vida”, explica Laudelino que também é membro da comunidade.

O prefeito municipal Hamilton Ribeiro Mota (PT) e o deputado estadual Marco Aurélio Souza (PT) também acompanharam a missa.

Reconhecimento - Dom Frei Cappio nasceu em Guaratinguetá no mesmo dia em que é comemorado o dia do santo que dá o nome ao rio São Francisco, 04 de outubro. Reconhecido mundialmente, recebeu em 2008 o prêmio da Paz no Pax Christi Internacional, com sede em Bruxelas. Um ano mais tarde, o religioso recebeu o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, da Fundação Kant e o Troféu João Canuto, por iniciativa do Movimento Humanos Direitos.

Crédito: Gabinete Vereador Laudelino Amorim

Vereador Laudelino Amorim (PT) se encontra com o bispo Dom Luiz Flávio Cappio