Vereador Laudelino Amorim participa de encontro com o bispo Dom Luiz Flávio Cappio

O vereador Laudelino Amorim (PT) vai participar no sábado, dia 21, às 17h30, de um encontro com o Dom Frei Luiz Flávio Cappio, bispo na Diocese de Barra (Bahia), na Paróquia São José Operário do bairro Cidade Salvador. Dom Cappio participará de uma entrevista coletiva sobre a transposição das águas do Rio São Francisco na paróquia localizada na avenida São Jorge, 1.689.

Em 2005 e 2007 o bispo foi manchete de jornais nacionais e internacionais ao fazer duas greves de fome em protesto ao projeto de transposição do rio São Francisco. Na ocasião ambientalistas, cientistas, estudiosos e artistas ofereceram apoio à iniciativa do bispo. Dom Frei Cappio estará na paróquia em Jacareí para participar da novena de São José Operário a convite do pároco, padre José Afonso de Souza.

“Dom Cappio é um grande ícone da defesa do meio ambiente e nos ensina que o interesse econômico não pode ficar acima do direito à vida”, disse o vereador Laudelino.

Dom Frei Cappio nasceu em 1946 em Guaratinguetá no mesmo dia em que é comemorado o dia do santo que dá o nome ao rio São Francisco, 04 de outubro. Pelo menos 40 anos de sua vida se passaram às margens do chamado Velho Chico. Ainda jovem, deixou a família e tornou-se religioso franciscano, tendo feito estudos teológicos em Petrópolis (Rio de Janeiro), onde se formou também em Economia.

Recém ordenado padre, em 1974 atuava na Pastoral Operária quando saiu de São Paulo, apenas com a roupa que vestia, e seguiu para a Bahia. Estava ali afirmada a relação com a Bacia do rio São Francisco. Em 1997, ordenado bispo da diocese de Barra (BA), na região do médio São Francisco, foi consolidada a proximidade com o rio e com os ribeirinhos, de quem tem reconhecido respeito e afeição.