Vereador Laudelino acompanha iniciativa gerada por lei de reuso da água e sugere IPTU Verde em Jacareí

O vereador Laudelino Amorim (PT), membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Jacareí, visitou na sexta-feira, dia 04, uma residência localizada no bairro Cidade Salvador, que utiliza um sistema que integra o Programa Municipal de Conservação, Uso Racional e Reutilização da Água em edificações, fruto da lei nº 5104/2007 de sua autoria.

Laudelino estava na companhia dos membros do Comitê Gestor do projeto, composto por representantes das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Sinduscon (Sindicato da Construção Civil).

O morador instalou em sua residência um sistema com tubulação que capta a água da chuva do telhado e armazena em um reservatório. A experiência tem gerado resultados positivos e atualmente se encontra em expansão. Nos próximos meses passará de 30% para 100% de reaproveitamento da água, que é utilizada para regar hortas e plantas, além de alguns serviços domésticos como lavar o quintal e banheiros.

A visita faz parte de uma agenda com outras iniciativas que o Comitê vai conhecer. “A economia que isso vai proporcionar comprova a importância do projeto e para que haja incentivo fazendo com que outras pessoas participem”, afirma o vereador Laudelino.

Pensando nisso, Laudelino Amorim indicou ao prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), que crie um projeto chamado IPTU Verde. Hamilton visitava uma obra pela região e também acompanhou o encontro. Na oportunidade, Laudelino valorizou sua proposta solicitando ao prefeito que a transforme em realidade. A ideia é conceder descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano para imóveis residenciais, comerciais e empresariais que adotarem medidas “amigas” do meio ambiente e da economia de água.

“O sistema nessa residência ainda está em fase de expansão e mesmo captando 30% da água da chuva é possível sentir a economia no bolso. Com isso, mais pessoas poderão adotar atitudes conscientes e poderão ser incentivadas através do desconto no pagamento do IPTU”, explica Laudelino.

Crédito: Gabinete do vereador Laudelino Amorim

Vereador Laudelino Amorim (PT) visita residência que adotou projeto de reuso de água