Presidente da Câmara de Jacareí participa de workshop sobre a Região Metropolitana

O presidente da Câmara Municipal de Jacareí, vereador Itamar Alves (PDT) participou do primeiro workshop de discussão sobre a implantação da RMVale – Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O encontro, realizado na segunda-feira, dia 13, no EducaMais Centro em Jacareí, também teve a presença de representantes das prefeituras da região, lideranças, políticos, entidades e membros da sociedade civil.

Organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, o workshop teve como objetivo discutir com as entidades representativas da sociedade, com os vereadores e com a população em geral, o formato da composição e das regras de funcionamento dos Conselhos Consultivos sub-regionais, assim como das Câmaras Temáticas.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, as questões elaboradas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo serão abordadas nos cinco encontros e consolidadas num documento que será encaminhado como sugestão ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que deverá deliberar sobre a composição e as regras de funcionamento dos Conselhos Regionais e das Câmaras Temáticas.

Para o presidente da Câmara, vereador Itamar Alves, é muito importante Jacareí participar do processo de implantação da região metropolitana. “Precisamos conhecer as ferramentas de trabalho para propor soluções aos problemas da cidade. A sociedade precisa estar presente em todo o processo”, disse. De acordo com Itamar, a zona rural, por exemplo, necessita de mais infraestrutura seja na área de lazer, saúde, educação e principalmente de melhorias nas estradas vicinais, e que não constam nas dimensões do debate de potencialidades da subregião.“É importante também acrescentar a zona rural como prioridade”, destacou o presidente.
O próximo encontro acontece hoje, dia 15, em Queluz.

Crédito: Giovana da Paula / CMJ

O presidente da Câmara Municipal de Jacareí, vereador Itamar Alves (PDT) e o secretário de Desenvolvimento

Metropolitano do Estado, Edson Aparecido, durante o primeiro workshop de discussão sobre a implantação da RMVale