Doadores de sangue são homenageados pela Câmara de Jacareí

Na tarde desta terça-feira, 27 de novembro, cinco jacareienses que mais doaram sangue ao longo dos anos foram homenageados pela Câmara Municipal de Jacareí em sessão solene. Indicados pelo Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos, Marcos Garcia da Silva (46 doações), Elias Pinto Arantes (36 doações), Arnaldo Alberto Bonkorni da Fonseca Reis (33 doações), Natal Francisco de Souza (31 doações) e Antonio Inácio Valente (30 doações) receberam o Diploma de Honra ao Mérito por solidariedade cidadã.

A homenagem, que atende ao decreto legislativo, de autoria do vereador Edinho Guedes (PMDB), deve acontecer anualmente uma hora antes da sessão ordinária da semana que compreende o dia 25 de novembro, Dia internacional do Doador de Sangue.

Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, o 1º secretário, vereador Prof.º Marino (PT), que presidiu a sessão, o secretário municipal de Saúde, Antonio de Paula Soares, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), a diretora do Serviço de Hemoterapia, Djanete Barbosa de Melo e o vereador Edinho Guedes (PMDB), autor do decreto.

Segundo Djanete Barbosa de Melo, diretora do Serviço de Hemoterapia, a homenagem é uma emoção sem limites. “A pessoa que salva uma vida é considerado um heroi, e quem salva três vidas?”, destacou Djanete ao falar sobre o gesto de doar sangue.

“Amar um desconhecido é muito nobre, pois os doadores não sabem quem vão salvar e mesmo assim são pessoas que praticam esse ato de hombridade e vida”, reconhece Edinho Guedes, que com o apoio da Prefeitura Municipal realiza anualmente o Doa Jacareí, campanha que tem por objetivo mobilizar cada vez mais voluntários. Este ano foram captadas 144 bolsas de sangue.

Marcos Garcia da Silva discursou em nome dos homenageados e mostrou sua gratidão pelo reconhecimento. “Eu agradeço a Deus por nos dar bastante saúde para ajudar as pessoas com aquilo que podemos”, afirmou.

Um vídeo produzido pela TV Câmara foi exibido durante a solenidade e destacou a rotina de um doador de sangue e os requisitos para ser voluntário. Os vereadores Valmir do Parque Meia Lua (PSD), Edgard Sasaki (DEM), Rose Gaspar, Alex da Fanuel e Laudelino Amorim, do PT, também prestigiaram a sessão.

Crédito: Giovana de Paula /CMJ

Cinco jacareienses que mais doaram sangue são homenageados pela Câmara