Dr Thelmo de Almeida Cruz é homenageado com nome de Láurea que vai homenagear servidores municipais aposentados

Durante a sessão desta terça-feira (29), os vereadores da Câmara Municipal de Jacareí aprovaram por unanimidade, o projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Edinho Guedes (PMDB) que institui a Láurea de Honra ao Mérito “Prefeito Dr. Thelmo de Almeida Cruz”.

A premiação será entregue anualmente, em sessão solene no mês de outubro, no qual se comemora o Dia do Funcionário Público, para os servidores municipais que se aposentarem por idade, aos 70 anos para homens e 65 para mulheres.

“A homenagem é um reconhecimento á dedicação e empenho dos servidores no nosso município, pois todo servidor que executa bem o seu oficio está atendendo direta ou indiretamente cada um dos cidadãos jacareienses”, justifica Edinho Guedes.

Homem público - Thelmo de Almeida Cruz foi prefeito de Jacareí por duas gestões. A primeira de 1983 a 1989 e a segunda entre 1993 e 1997. Thelmo demonstrou sua preocupação com o servidor ao criar o Estatuto do Servidor Público, o Plano de Carreira e o IPMJ – Instituto de Previdência do Município de Jacareí.

“Antes da constituição de 1988 onde os funcionários não tinham estabilidade e ficavam a mercê dos ex-prefeitos, que demitiam a qualquer momento, meu pai criou o Estatuto para os servidores e o IPMJ”, conta o amigo Raimundo Albino Rodrigues.

O filho Thelmo Bonanno Cruz conta que o pai beneficiou os servidores porque sabia das dificuldades em ser um. “A vida inteiro ele trabalhou como médico do Estado e tinha conhecimento dos problemas dos servidores de um modo geral e do pouco reconhecimento que recebiam. Ele tinha uma preocupação muito grande com o que aconteceria de beneficio para o servidor. Foi um avanço do que tínhamos anteriormente”, lembra.

“Eu trabalhei durante muitos anos com o Thelmo e acho que esse premio é uma justa homenagem ao nosso ex-prefeito pelas coisas que ele fez em benefício aos funcionários da prefeitura”, afirma o sobrinho Pedro Orlano Bonanno.

A esposa Sonia Bonanno Cruz lembra que Thelmo era uma pessoa muito dedicada em todos os segmentos que trabalhava. “Ele tinha um amor muito grande e prestou diversos serviços para a cidade, honrando a receptividade que teve em Jacareí com a vida de médico servidor e prefeito”, afirma a esposa Sonia Bonanno Cruz.

Crédito: Gabinete Vereador Edinho Guedes