Edinho Guedes convida jacareienses a visitar a exposição
sobre a Revolução Constitucionalista de 32

O vereador Edinho Guedes (PMDB) visitou a exposição “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista” instalada no MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Encantado com a qualidade dos materiais, ele recomenda e convida que os jacareienses também conheçam um pouco mais sobre a Revolução de 1932.

Fotos, vídeos, documentos e objetos contam a saga contra o governo de Getúlio Vargas. Além do material cedido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, a exposição foi regionalizada, comprovando a participação efetiva de Jacareí na Revolução. São documentos, jornais, fotos, capacete e filmadora, que fazem parte do acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí, vinculado à Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

A exposição é interativa possibilitando ouvir discursos, hinos, acompanhar um documentário de 20 minutos, tirar foto como se fosse um combatente e testar os conhecimentos em um jogo no computador.

Entre voluntários e convocados, 174 homens de Jacareí seguiram para o front. Três deles eternizados em ruas do centro pelo então prefeito Hélio Navarro da Cruz. Sargento Acrísio Santana, Voluntário Gabriel Soares e Pedro de Souza Ramos, que morreram durante a batalha.

Bravos Paulistas – Também está exposta uma cópia do documentário produzido pela equipe de jornalismo da TV Câmara Jacareí com fatos inéditos da revolução de 1932. O vídeo conta como Getúlio Vargas usou pela primeira vez no Brasil a propaganda ideológica como estratégia para ganhar a batalha contra os paulistas.

Para assistir acesse: http://www.camarajacarei.sp.gov.br/t_tvcam/_A%20videos20TV20CAMARA/bra.htm

Serviço:
Exposição SP – 1932 – 80 Anos da Revolução Constitucionalista
Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, Rua XV de Novembro, 143, Centro
Aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e sábado e domingo, das 11h às 17h.
Visitas agendadas: (12) 3953-3574 / Entrada gratuita

Fonte: Gabinete vereador Edinho Guedes