Quatro projetos assinados pelo vereador Edinho Guedes são aprovados pela Câmara Municipal na sessão de terça-feira

Denominação de ruas, declaração de utilidade pública e proibição do uso de aparelhos sonoros em ônibus foram os assuntos apreciados

O vereador Edinho Guedes (PMDB) apresentou quatro projetos de lei durante a sessão ordinária que aconteceu na Câmara Municipal de Jacareí nesta terça-feira, 26 de junho. A propositura que declara de utilidade pública o “Centro de Apoio às Pessoas Portadoras de Úlceras da Pele – Casa do Curativo” foi aprovada por 11 votos favoráveis.

Fundada em 2004, a entidade filantrópica oferece gratuitamente curativos aos portadores de úlceras na pele. O atendimento é realizado por voluntários a pessoas carentes que não possuem condições econômicas para suportar os encargos de tratamento especializado.

“A Casa do Curativo merece nosso respeito, pois provou que é útil para a sociedade, movimentando muitas pessoas para ter um espaço reservado com o objetivo de cuidar do próximo. Temos que valorizar o terceiro setor e nada mais justo do que acompanhar e estimular o grande nesse grande passo”, explicou Edinho.

O projeto que dispõe sobre o uso de aparelhos sonoros nos transportes coletivos no município foi aprovada por 10 votos favoráveis. A norma proíbe que os usuários do transporte coletivo urbano reproduzam música e similares, por meio de aparelhos sonoros no modo auto-falante, exceto com a utilização de fones de ouvido. A concessionária também foi autorizada a fixar a sinalização adequada no interior dos veículos.

“Esse projeto nasceu da solicitação dos usuários de ônibus que se deve a um problema da era moderna. Aparelhos portáteis na mão de adolescentes ou pessoas desrespeitosas com a coletividade incomodam. Já é feito o controle e a coibição, porém não existe o embasamento legal”, justifica.

As denominações das ruas José Natalino Pelogia (atual rua Doze do Jardim São Luís) e Gilda Scalisse Soares (atual rua projetada da Gates, região do Jardim das Indústrias), foram aprovados por aclamação. Filho de italianos, Pelloggia trabalhou desde pequeno na área rural e foi um dos maiores produtores de batata e feijão da região, premiado pela Secretaria de Agricultura como campeão de produtividade na época em que o cultivo era uma das principais atividades na cidade.

Gilda Scalisse Soares nasceu em 1924 e teve uma trajetória profissional marcante como educadora. Sempre foi séria e compromissada com o ensino público. Sua dedicação rendeu fatos que marcaram a história de Jacareí, como uma apresentação musical no piano feita autoridades. Gilda era filha de imigrantes italianos, que se estabeleceram na cidade por volta 1900 e atuavam no comércio central na rua Barão de Jacareí.

Crédito: Giovana de Paula / CMJ

Câmara declara de utilidade pública o “Centro de Apoio às Pessoas Portadoras de Úlceras da Pele – Casa do Curativo”

Gilda Scalisse Soares é homenageada com denominação de rua pelo vereador Edinho Guedes

Vereador Edinho Guedes homenageia José Natalino Pelogia também com denominação de rua