Dia internacional do doador de sangue é celebrado com homenagem do vereador Edinho Guedes

Domingo, 25 de novembro, é marcado pelo Dia internacional do doador de sangue e através do decreto legislativo de autoria do vereador Edinho Guedes (PMDB), cinco jacareienses que mais doaram sangue ao longo da vida serão homenageados pela Câmara Municipal de Jacareí. A solenidade acontece terça-feira, 27 de novembro, às 14h.

Indicados pelo Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos, Marcos Garcia da Silva (46 doações), Elias Pinto Arantes (36 doações), Arnaldo Alberto Bonkorni da Fonseca Reis (33 doações), Natal Francisco de Souza (31 doações) e Antonio Inácio Valente (30 doações) vão receber o Diploma de Honra ao Mérito por solidariedade cidadã.

"É um prestígio muito justo a essas pessoas que doam um pouco de amor e salvam muitas vidas, se tornando verdadeiros exemplos para a nossa sociedade”, reconhece Edinho Guedes, que com o apoio da Prefeitura Municipal realiza anualmente o Doa Jacareí, campanha que tem o objetivo de mobilizar cada vez mais voluntários e nesse ano captou 144 bolsas de sangue.

Para quem deseja doar sangue é preciso ter entre 18 e 60 anos, estar saudável e não ter tido hepatite antes dos 11 anos. No dia da doação, 12 horas antes não é permitida a ingestão de bebida alcoólica. É importante ainda estar bem alimentado. Os adolescentes de 16 e 17 anos podem doar na companhia dos pais. Já, aos maiores de 60 anos, deve ter doado, ao menos, uma vez antes de completar 60 anos.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, canais 17 e 27 da NET, e pela internet através do site www.camarajacarei.sp.gov.br.