Vereador Edgard Sasaki pede melhorias para Defesa Civil de Jacareí

O vereador Edgard Sasaki, do DEM, discursou na sessão de Câmara desta terça-feira (21), sobre a situação da Defesa Civil de Jacareí. De acordo com o parlamentar, o órgão enfrenta problemas de infraestrutura. Sasaki cobrou ainda melhorias por parte do Executivo, inclusive sugerindo que a Defesa Civil seja subordinada ao gabinete do prefeito como ocorre na maioria dos municípios do Brasil e não diretamente à Secretaria de Segurança como acontece em Jacareí.

Segundo ele, a frota da Defesa Civil é composta por dois veículos, sendo que a caminhonete está quebrada há dois meses e o outro é um veículo muito antigo. Edgard disse ainda que a equipe não possui equipamentos contra incêndios, nem EPI (Equipamento de Proteção Individual). “Não há abrigo para a população em caso de catástrofes. A Defesa Civil tem apenas duas viaturas e 15 agentes sem nenhum tipo de treinamento específico há mais de cinco anos”, destacou.

Para Sasaki, a Defesa Civil é um órgão extremamente importante para o município, que tem ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o propósito de evitar ou minimizar desastres, procurando, ao mesmo tempo, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade do convívio social.