Contas do ex-prefeito Marco Aurélio são aprovadas pelos vereadores

A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária de ontem, terça-feira dia 12, o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo referente às contas do exercício de 2008 da prefeitura de Jacareí, na gestão do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza (PT). Na votação, foram seis votos favoráveis e sete contrários, não atingindo o quórum necessário de 2/3 dos membros do Legislativo, ou seja, nove vereadores, como prevê o Regimento Interno da Câmara. Com isso, o parecer favorável do Tribunal foi mantido.

O vereador Laudelino Amorim (PT) apresentou o projeto que cria o “Selo Educação Participativa”, que foi aprovado por unanimidade. O reconhecimento será concedido às escolas municipais, estaduais ou creches de Jacareí que apresentarem o Conselho de Escola ou Associação de Pais e Mestres mais atuante com a realização de reuniões ordinárias e realização de maior número de eventos culturais, educativos, celebrativos e arrecadatórios.

O projeto de lei do prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) que dispõe sobre ratificação e convalidação da cessão de uso de uma área pública no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima para a Fazenda do Estado de São Paulo foi aprovado por unanimidade. O objetivo da propositura é regularizar a cessão de uso para manutenção de uma torre de telecomunicações da Polícia Militar, que há mais de 15 anos fez a instalação dos equipamentos responsáveis pela comunicação entre todas as viaturas que atuam em Jacareí.

Homenagens – Os vereadores aprovaram por aclamação, cinco projetos de denominações apresentados na sessão. O vice-presidente do Legislativo, Adriano da Ótica (PPS), é autor de duas homenagens. José Onófrio denominará a atual avenida G do bairro Veraneio Irajá. Em 1977 a família Onófrio se mudou para Jacareí, fixando residência no Jardim São Manoel, onde moram até hoje. Taubateano de nascimento, José Onófrio adotou Jacareí como sua terra e morada, razão pela qual motivou o projeto. Já a EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) do Jardim Emília, receberá o nome do Professor Oswaldo Piris de Oliveira. Ele cresceu em uma chácara em Jacareí até os sete anos, quando se mudou para o bairro São João. Aos 21 anos, Oswaldo já atuava como professor substituto na Escola Estadual Carlos Porto e em 1960, após passar em um concurso público, ingressou no corpo docente da escola Barão de Jacareí, instituição que ele estudou na infância. Anos mais tarde estudou na Escola de Belas Artes de São Paulo e evidenciou seu gosto pelas artes que sempre marcou a sua vida, desde pequeno com os seus desenhos em lápis de cor, deixando um grande acervo de quadros em tinta óleo que predomina o estilo clássico.

O 1º secretário, vereador Profº Marino (PT), apresentou o projeto de denominação da Praça José Cândido de Oliveira, conhecida como a Praça do Gordo no Parque Santo Antônio. Ao completar a maioridade em 1974, José Cândido se alistou e prestou serviço militar no Tiro de Guerra e em 1975 retornou ao mercado de trabalho numa indústria como operador de produção na empresa. Teve como tarefa deixada pelo pai, administrar o comércio da família junto com os irmãos. Na ocasião, o Parque Santo Antônio era ainda um bairro em formação e carente de condições básicas de infraestrutura e moradia. Começava assim a história do filho comerciante José Cândido, o Gordo.

O vereador Laudelino Amorim (PT) é autor de outras duas proposituras de denominações, sendo que a rua Targino Emygdio dos Santos, atual rua Vinte do Loteamento Residencial Fogaça, também é de autoria do vereador Osvaldo Arouca (PR). Homem trabalhador e dedicado à profissão que abraçou, era bastante conhecido por ser o primeiro carroceiro de nossa cidade, fazendo mudanças e outros serviços. Foi casado com Maria Aparecida dos Santos e teve 20 filhos. Uma família bem grande, porém proporcional ao tamanho de seu imenso coração.

Já a rua Édio Pinto Cepinho, a atual rua Projetada na Vila Célio Honorato de Souza, no Distrito São Silvestre, homenageia um oficial militar muito respeitado na cidade. Em 1944, com 22 anos, Cepinho embarcou para a Itália como 1º Sargento, sendo o militar mais graduado de Jacareí a ir para a guerra. Como comandante de seu pelotão esteve atuante na tomada de Camaiore em 1944, e meses depois Monte Castello e Fornovo. Por volta de agosto de 1945 voltou ao Brasil, dando continuidade na sua carreira militar.

Com o recesso parlamentar, as sessões ordinárias serão retomadas na primeira terça-feira de fevereiro, dia 5.

Crédito: Giovana de Paula / CMJ

Vereadores aprovam parecer do Tribunal de Contas