Câmara de Jacareí homenageia o professor Hugo Del Monaco com denominação de escola municipal

Na sessão desta terça-feira (09), os vereadores aprovaram por aclamação o projeto que denomina a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Hugo Del Monaco localizada no bairro Bela Vista.

O projeto, de autoria do vereador Osvaldo Arouca (PR), homenageia o professor que chegou a Jacareí em 1951, como diretor do Grupo Escolar João Feliciano. Monaco dedicou 38 anos da sua vida ao exercício do Magistério Estadual até se aposentar em 1977. Ele também lecionou em cursos populares noturnos de alfabetização e ajudava alunos japoneses que não conheciam o português.

Hugo Del Monaco é patrono da Academia Jacarehyense de Letras, sendo ocupante da Cadeira de nº 19. Sua significativa e importante atuação para a formação e orientação dos jovens nas cidades por onde passou, especialmente Jacareí, foi transmitida pela ex-aluna, Sandra Hasmann, na justificativa do projeto.

Rejeição – O projeto assinado pela vereadora Rose Gaspar (PT) que dispõe sobre o resgate da história dos bairros de Jacareí foi rejeitado por sete votos contrários e cinco favoráveis. O projeto tinha por objetivo resgatar e divulgar a história dos bairros do município, de forma a difundir a cultura, origens, personagens e monumentos, além de estimular principalmente os estudantes, em seus vários níveis, a buscarem o resgate cultural e histórico da cidade e de seus bairros.

Crédito: Giovana de Paula / CMJ

Família do professor Hugo Del Monaco prestigia a votação do projeto do vereador Osvaldo Arouca (PR)