Câmara se reúne com autoridades para debater ações preventivas contra a violência

Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de junho, a vereadora Rose Gaspar (PT) intermediou uma reunião entre representantes do Poder Executivo, Legislativo e Polícia Civil para avaliar as ações contra a violência em Jacareí, estabelecida no primeiro debate sobre o assunto, que aconteceu dia 05 de abril.

Rose destacou que um grupo de estudos foi criado para discutir os resultados alcançados. “A Câmara fez todos os requerimentos necessários destinados às Polícias Civil e Militar com votação unânime e realizamos a Frente de Enfrentamento ao Crack”, explica.

Os vereadores Valmir do Parque Meia Lua (PSD), Alex da Fanuel (PT), o presidente Itamar Alves (PDT) e o vice-presidente Adriano da Ótica (PPS) participaram da discussão. Os vereadores Pastor José Roberto (PSDB) e Edgar Sasaki (DEM) foram representados pelos seus respectivos assessores. Participaram também o delegado-assistente Tales Prado Pinto, da Delegacia Seccional de Jacareí, a secretária de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Andréa Brito, representando o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT) e o deputado estadual Marco Aurélio (PT). Rose Gaspar lamentou a ausência do Poder Judiciário na discussão do tema.

Marco Aurélio, que é membro da Frente Parlamentar de Defesa do Vale do Paraíba, disse que a Assembleia Legislativa cumpriu seu papel, realizou audiência pública em Taubaté e apresentou ao alto escalão da Polícia Civil, reportagens dos jornais para que se faça uma força tarefa na região. “Nos pediram um prazo para que fosse feita a troca do comando, o que aconteceu na última semana. Vamos cobrar para que essa ação se concretize o quanto antes”, afirma. O delegado Tales Prado Pinto disse que de abril a junho houve uma redução significativa no número de furtos e roubos de veículos e em maio foi registrado apenas um homicídio na cidade. “Não temos o contingente necessário para trabalhar em Jacareí, por isso precisamos que seja realizado um concurso urgente”, explica.

A secretária, Andréa Britto, descreveu as ações efetivas da prefeitura. “Temos uma equipe de monitoramento para acompanhar os adolescentes de risco e outra multidisciplinar para cuidar da saúde dos moradores de rua. Embarcamos mais de 70 pessoas que não eram de Jacareí e faziam o uso de drogas ou traficavam na cidade”, explica.

Outras ações – Na sessão de Câmara de amanhã, dia 26 de junho, um requerimento será assinado por todos os vereadores cobrando mais sensibilidade do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança. Também será solicitada agilidade na realização de um concurso público regionalizado para que Jacareí tenha o contingente da Polícia Civil ampliado.

Crédito: Giovana de Paula/CMJ

Autoridades se reúnem para avaliar plano de ação contra a violência