Heineken Brasil recebe a Medalha de Mérito Filhos Brilhantes em comemoração aos seus 25 anos em Jacareí

Na noite de ontem, 27 de setembro, a Câmara Municipal de Jacareí homenageou a Cervejaria Heineken Brasil com a Medalha de Mérito Filhos Brilhantes, em comemoração aos 25 anos de suas atividades no município e pelos relevantes serviços sociais prestados à coletividade.

A homenagem é fruto de decreto legislativo de autoria do presidente da Câmara, vereador Itamar Alves (PDT). “Pela contribuição no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, do Estado de São Paulo, de nossa região, o Vale do Paraíba, e especialmente de Jacareí, a Cervejaria Heineken é merecedora da homenagem”, ressaltou Itamar Alves.

A Cervejaria Heineken foi criada formalmente no Brasil em 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do grupo Femsa. È subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias que estão localizadas em Jacareí, Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM), com capacidade total de produção de 20 milhões de hectolitros.

Em seu discurso, Isidro Canhisares Neto, diretor da companhia, destacou que a Heineken foi criada para produzir apenas a Kaiser – 600 ml e hoje alcançou um elevado patamar de crescimento, produzindo todo o portfólio da Heineken Brasil em todas as embalagens, gerando empregos e trazendo tecnologia para a cidade.

“Conquistamos uma trajetória de respeito e confiança através de nosso trabalho sério e competente. Escolhemos Jacareí pela condição geográfica privilegiada entre São Paulo e Rio de Janeiro, pela fonte de água abundante e de qualidade e principalmente pela qualificação. Essa cidade é um berço de grandes profissionais. São 700 empregos diretos e 4.000 indiretos”, disse.

Isidro ainda traduziu o trabalho da Heinekein nesses 25 anos em números. “Durante esse período produzimos mais de 8 bilhões de litros de cerveja, o que equivale a 120 mil copos por hora. Nossa capacidade atual é de 65 mil litros por mês”, afirma.

A empresa tem programas voltados à valorização de seus funcionários e à responsabilidade social. Entre os seus projetos destaca-se o Heineken Cidadania que tem por objetivo a prestação de serviços gratuitos à população. A empresa promove o evento duas vezes ao ano com a participação de voluntários entre seus colaboradores e em parceria com outras empresas, entidades e autoridades.

Vários projetos acontecem com a participação de colaboradores voluntários com o objetivo de inseri-los na comunidade, despertando o espírito de solidariedade, respeito, desenvolvimento e criatividade.

Em seu discurso Rodrigo Silva, professor consultor da Faculdade Anhanguera, parceira da Heineken, falou sobre a responsabilidade social que une as empresas. “Acreditamos que é a única maneira de chegar a cidadania”, prestigiou.

O representante do Executivo Municipal, Alex Santana, diretor de apoio à atividade empresarial comparou o momento com bodas de prata. “São 25 anos, de bons e maus momentos. Nossa parceria, principalmente com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação, mostram que somos parceiros não só no papel ou em premiações”, destacou.

Homenagem Musical - As canções “Canto do povo de um lugar”, “Nesta rua” e “Kumbaya” foram executadas pelo Coral Heineken, que estreou ontem na Câmara Municipal. O coral tem a regência da maestrina Manoela Cristina do Instituto Allegrocanto de São José dos Campos. Recém-criado, o Coral Heineken é formado por 17 funcionários da cervejaria. Sopranos, barítonos, tenores e baixos cantam e treinam músicas, além de aprenderem as técnicas de respiração e de canto em coro. A criação do coro musical é uma iniciativa inédita entre as indústrias da região. O coral representa a Heineken Brasil e leva conceitos de cultura erudita para os colaboradores, incentiva a integração, e promove o espírito de equipe, além de qualidade de vida.

Crédito: Marcelo Reis

Colaboradores, membros do coral e participantes da sessão solene exibem a placa que simboliza a Medalha Filhos Brilhantes