Câmara aprova o Dia Municipal de Conscientização do Autismo

Durante a sessão desta terça-feira (24), os vereadores aprovaram por unanimidade, o projeto de lei de autoria do vereador Edinho Guedes (PMDB), que institui no Calendário Oficial de Jacareí, o Dia Municipal de Conscientização do Autismo. A celebração deve acontecer dia 2 de abril, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2007.

O Autismo é uma difusão global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação e socialização do indivíduo. Em Jacareí, há cerca de um ano, os pais de autistas se uniram e fundaram a APAJAC – Associação de Pais  dos Autistas de Jacareí  e Outras Patologias, que realiza um trabalho para conquistar atendimento especializado a estas crianças.

Homenagens - O vereador Diobel da Didol´s (PSDB) apresentou três projetos de lei de denominação de ruas, todas localizadas no Jardim Terras da Conceição. Maria Justina de Macedo, mais conhecida como Dona Criança, fez parte da história de muitos moradores do Jardim Jacinto. Católica praticante e pertencente à Paróquia São João Batista, não faltava às missas, celebrações e eventos paroquiais. Fazia parte, inclusive, da Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Sua vida foi tão marcante e expressiva no bairro, que foi escolhida e homenageada com o título de moradora mais antiga do bairro, recebendo uma placa comemorativa das mãos do Capitão Coelho e de sua esposa Mirtes.

Jayme Ferreira Marques Neto, popularmente conhecido como Gamela, desde criança tinha o futebol como sua verdadeira paixão. Se destacou no Esporte Clube Elvira praticando a modalidade. Foi destaque com a conquista de vários títulos, entre eles o de vice-campeão do XV Torneio Vicente Scherma em junho de 1989. Disputou até títulos em países da América Latina, como Paraguai e Argentina, defendendo times brasileiros. Na época, ainda com dificuldade para seguir carreira profissional, Gamela fez testes em equipes da capital como Nacional e São Paulo.

Luiz Cláudio Ferreira começou a trabalhar com 15 anos em uma imobiliária de Jacareí, permanecendo por quase 20 anos. Participava ativamente das atividades da Paróquia São João Batista, se envolvendo com o Encontro de Casais com Cristo, Pastoral da Acolhida, Casal Pós Encontro e logo após, veio o convite para atuar no Ministério da Eucaristia.

A vereadora Rose Gaspar (PT) é autora do projeto de lei que denominou a rua Davi Robson Melo Silva, localizada no Parque Imperial. Na adolescência, Davi participava de um grupo de convivência e orientação no convento das irmãs Carmelitas do Divino Coração de Jesus. Na adolescência, crismou e decidiu dedicar-se aos irmãos através do trabalho pastoral, colocando sua vida a serviço através da PJ (Pastoral da Juventude).

Desde cedo, Davi se destacou por seu talento musical. Aprendeu a tocar violão e começou a se apresentar na igreja. Tornou-se coordenador de grupo de jovens, exercendo sua forte liderança e ganhando mais destaque quando assumiu a vice-coordenação paroquial da Pastoral da Juventude. Davi morreu no ano passado vítima de um acidente de trânsito.

O vereador Alex da Fanuel (PT) apresentou o projeto que dispõe sobre a denominação da avenida Elidia Pires de Siqueira, no Jardim Leblon. De acordo com Alex, muitas foram as atitudes de Elidia para ajudar o próximo. Uma delas era cuidar de pessoas enfermas, levando-as para os hospitais e, se precisasse, pernoitava nos leitos servindo de companhia nos momentos mais difíceis. “Caso essas pessoas necessitassem de cuidados especiais, ela as amparava em sua humilde casa, não importando se eram adultas ou crianças”, destacou Alex.

Todos os projetos de denominação de rua foram aprovados por aclamação. Familiares e amigos das pessoas homenageadas assistiram a votação dos projetos das galerias e se emocionaram com os discursos dos vereadores.

Crédito: Giovana de Paula / CMJ

Vereadores apreciam seis projetos durante a sessão desta terça-feira