Câmara Municipal de Jacareí concede Título de Cidadão Benemérito ao maestro Mauro Messias Bueno

A Câmara Municipal de Jacareí concedeu ontem (06), o Título de Cidadão Benemérito ao maestro Mauro Messias Bueno, em Sessão Solene realizada no EducaMais Espaço Centro. Mauro Messias, como é conhecido, é fundador da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí, que tem a participação de 120 jovens.

A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Itamar Alves (PDT), pela presidente da Fundação Cultural de Jacareí, Sônia Ferraz, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT), pelo secretário de Educação, João Roberto Costa de Souza, pelo vereador Edinho Guedes (PMDB), autor da homenagem, Mauro Messias e sua esposa Mirtes Bueno.

A vereadora Rose Gaspar (PT) conduziu o casal até a mesa de honra. Alex da Fanuel (PT) também participou da solenidade e o assessor parlamentar Benedito Veloso representou o vereador Osvaldo Arouca (PR).

Edinho Guedes disse que a entrega do título é uma merecida homenagem ao idealizador do maior projeto de inclusão social que Jacareí possui. "A primeira vez que eu vi a Orquestra Jovem fiquei encantado e procurei o responsável pelos trabalhos", afirma.

A Orquestra Jovem, que completou 10 anos em 2011, apresentou várias peças durante a cerimônia, começando pelas execuções dos Hinos Nacional e de Jacareí. A orquestra foi regida pelo filho do homenageado, Mauro Bueno Messias Junior.

Um vídeo com depoimentos da família e de ex-alunos, produzido pela TV Câmara, foi exibido para completar as homenagens. Após o discurso do homenageado, o filho Mauro Messias Júnior chamou os ex-alunos do maestro para uma apresentação especial dedicada ao pai. Os músicos executaram “Canção da América”, emocionando os convidados.

"Agradeço a todos de uma maneira geral, especialmente ao Edinho Guedes, porque é uma alegria muito grande receber esse reconhecimento", disse Mauro Messias.

Mauro Messias também foi homenageado pelos jovens da Orquestra e por integrantes da escola de samba Estrela Cadente, que no carnaval 2012 terá uma ala dos músicos e ainda um carro alegórico com um boneco do maestro. O cidadão benemérito foi agraciado com uma camisa da agremiação.

História - Mauro Messias começou sua carreira musical na Banda Marcial do Colégio Olavo Bilac. Também foi instrutor musical do exército por oito anos. Até que em 1998, desenvolveu o projeto que formou a fanfarra municipal Professor Tito Máximo, projeto que hoje tem o nome de Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí.

Créditos: Giovana de Paula/CMJ

Edinho Guedes (PMDB) é autor do decreto que homenageia o maestro Mauro Messias com o Título de Cidadão Benemérito, entregue pelo presidente Itamar Alves (PDT)

Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí se apresenta em homenagem ao cidadão benemérito Mauro Messias

Membros da mesa de honra posam ao lado do homenageado e dos vereadores Alex da Fanuel e Rose Gaspar, ambos do PT