Vereadores e demais autoridades se reúnem para discutir ação efetiva contra a violência em Jacareí

Os vereadores da Câmara Municipal de Jacareí se reuniram hoje (quinta-feira) com representantes das Polícias Civil e Militar, da prefeitura e deputados para discutir ações efetivas de combate à violência no município, sobretudo à proliferação do crack na região central da cidade.

A iniciativa foi da vereadora Rose Gaspar (PT) que teve o apoio dos demais vereadores da casa. O objetivo foi traçar um plano de ação com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade, em três eixos: prevenção, tratamento e repressão. Foram identificados os locais considerados mais problemáticos com relação ao uso e tráfico de entorpecentes, além de roubos e furtos.

A reunião teve a presença dos vereadores Adriano da Ótica (PPS), Dario Burro (DEM), Alex da Fanuel, Laudelino Amorim e Rose Gaspar, do PT, Diobel da Didol’s (PSDB), Valmir do Parque Meia Lua (PSD), José Antero e Edinho Guedes, do PMDB.

Os vereadores Osvaldo Arouca (PR) e Prof. Marino (PT) foram representados por seus respectivos assessores. Participaram do encontro o tenente coronel Custódio Alves Barreto, comandante do 41º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o delegado seccional Roberto Martins de Barros, a primeira tenente Angélica Alves da Silva, do 41º BPM-1 e a delegada assistente da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) Juliana Moreira Toledo Juvenal, que também é presidente do Comad (Conselho Municipal Anti-Drogas), a secretária de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Andréa Brito, que representou o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT). O deputado estadual Marco Aurélio (PT) e o deputado federal Carlinhos Almeida (PT) também participaram da reunião.

O comandante da PM, tenente coronel Barreto, destacou a importância de criar em Jacareí um Conselho Municipal de Segurança Pública para discutir permanentemente o assunto com os três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo). “Precisamos trabalhar em conjunto para obtermos um resultado satisfatório”, disse. Barreto disse que de acordo com as estatísticas, Jacareí está dentro da normalidade.

O comandante enfatizou ainda que a população pode ajudar no combate à criminalidade registrando boletim de ocorrência, inclusive pela internet. O delegado seccional Roberto Martins de Barros, que atua no Vale do Paraíba, há mais de 30 anos, elogiou a iniciativa dos vereadores. “Pela primeira vez vejo a sociedade se organizar para encontrar uma solução para o problema da violência”, declarou.

Segundo Barros, a Polícia Civil está acompanhando os problemas de segurança pública e trabalhando para reduzir os índices de criminalidade na cidade. Destacou também a unificação da Dise com a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e convidou os parlamentares para conhecerem o trabalho da Polícia Civil.

A secretária de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Andréa Britto, esclareceu que Jacareí não abriga uma “Cracolândia”, conforme foi divulgado na mídia. “Trata-se de um grupo de usuários da droga que se movimenta em Jacareí e grande parte vem de outras cidades”. Andréa disse que a prefeitura já trabalha com a prevenção e tratamento às drogas por meio de suas secretarias. Ela destacou que o Executivo está revendo o Código de Posturas e Fiscalizações e fará alterações para impor mais responsabilidades aos proprietários de terrenos abandonados. Andréa reforçou a importância de fazer um estudo do Plano de Enfrentamento ao Crack do governo federal para verificar a sua viabilidade para Jacareí.

Durante o encontro os vereadores e os deputados destacaram a importância de constituir um organismo permanente e se prontificaram a realizar ações, dentro de suas atribuições, para combater a violência em Jacareí. Serão feitos requerimentos ao Governo do Estado de São Paulo solicitando mais efetivo e estrutura para os policiais civis e militares, além de estudos sobre o Plano de Enfrentamento ao Crack e a viabilidade de conseguir verba para a instalação de câmeras na região central.

Os representantes do Poder Judiciário, inclusive do Ministério do Público, que não compareceram à reunião, também serão convidados novamente a participar da discussão do tema. As ações do Comad também serão mais fortalecidas com o apoio da prefeitura. A próxima reunião acontecerá no dia 25 de junho, às 8h, na Câmara Municipal.

Crédito: Giovana de Paula

Autoridades se reúnem para traçar um plano de ação com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade