Associação Jacareiense de Diabéticos é declarada de Utilidade Pública pela Câmara

Na sessão esta terça-feira (22), os vereadores aprovaram por 12 votos favoráveis, o projeto assinado pelo vereador Edinho Guedes (PMDB) que declara de Utilidade Pública, a Associação Jacareiense de Diabéticos - AJD.

Durante a discussão, os vereadores ressaltaram a importância dos trabalhos da entidade e parabenizaram o empenho da presidente, Maristela Prilips que acompanhou a votação da galeria. "Voluntários transformam sua dificuldade em força e dedicação para dar exemplo de vida e ajudar outros diabéticos", destacou Edinho Guedes.

A AJD foi criada em 23 de outubro de 2006 e tem como principais atividades, prestar orientação nutricional aos diabéticos, para que saibam identificar os alimentos que lhe oferecem risco e podem agravar o estado de saúde da pessoa que possui essa doença. A entidade ainda promove palestras, campanhas em bairros e participa ativamente de trabalhos que envolvem a Secretaria da Saúde do município.

Homenagem - Os vereadores aprovaram por aclamação, a propositura de autoria do vereador Alex da Fanuel (PT) que dispõe sobre a denominação da praça Ocimar Antônio Ferreira no Jardim do Vale. O homenageado, irmão do padre Lindomar Francisco Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade, era sempre envolvido com a igreja, foi coroinha, catequista e realizava eventos religiosos.

"Naco" como era conhecido, também foi voluntário no Hospital São Francisco de Assis. A área que receberá o nome de Ocimar, que morreu em 9 de novembro de 2009, está localizada entre a avenida Suzana de Castro Ramos e a rua Rosa de Souza Martins.

Protetor Solar - O vereador Diobel da Didol´s (PSDB) apresentou o projeto de lei que determina a obrigatoriedade do fornecimento de protetor solar aos servidores da limpeza pública (Garis). A proposta foi aprovada por 12 votos favoráveis e prevê ainda que os servidores deverão ter orientação sobre como e quando usar o produto.

A mesa diretora composta pelos vereadores, presidente Itamar Alves (PDT), 1º secretário, Profº Marino (PT) e 2º secretário, Dario Burro (DEM), apresentou dois projetos que dispõem sobre a concessão de cestas natalinas aos servidores públicos, ativos, inativos, aposentados e pensionistas da Câmara Municipal e também aos integrantes do programa de estágio na Câmara. Ambas foram aprovadas por 12 votos favoráveis.

Tribuna Livre - A convite do vereador Laudelino Amorim (PT), a coordenadora da Cooperativa de Materiais Recicláveis de São Vicente de Paulo, Andréa Gonçalves Aristóteles, ocupou a Tribuna Livre para falar sobre a reciclagem do óleo de cozinha e o trabalho da Cooperativa em Jacareí. "Nosso objetivo é fazer com que os municípios trabalhem com a destinação correta do óleo. Nós fazemos biodiesel e a meta é arrecadar 40 mil litros de óleo por mês. Por enquanto, nosso número chega perto de 15 mil litros", afirmou. Outras informações sobre a cooperativa podem ser obtidas pelo telefone: 3021-0705.

Créditos: Giovana de Paula / CMJ

Câmara declara de Utilidade Pública, Associação Jacareiense de Diabéticos

Vereadores aprovam projeto que determina a obrigatoriedade do fornecimento de protetor solar para garis

Andréa Gonçalves Aristóteles, coordenadora da Cooperativa de Materiais Recicláveis de São Vicente de Paulo ocupa a Tribuna Livre para falar sobre os trabalhos da entidade