Artigo Ver. Laudelino Amorim

Uma CF, em busca da CF

Com o tema da CF (Campanha da Fraternidade) 2012 “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a igreja católica nos provoca a uma mudança de postura, para conhecermos as políticas públicas de saúde em nosso país e descobrirmos juntos os motivos pelos quais as leis garantidas na CF (Constituição Federal) não são colocadas em prática efetivamente.

O assunto já foi abordado em 1981, com o tema Fraternidade e Saúde, no mesmo período da quaresma, onde refletimos nossa relação de fé e vida. Mas, penso que o momento hoje é uma oportunidade única, pois vivemos uma nova conjuntura, onde cada vez mais precisamos conhecer para transformar esse tão complexo sistema de saúde em nosso país.

Conquistamos uma nova Constituição a partir de 1988 que diz claramente “A saúde é um direito de todos e dever do Estado”. Não adianta a divulgação de números que comparam o Brasil com outros países, quando sabemos que as realidades são muito diferentes. Além de falarmos das filas e da falta de remédio, é necessário conhecermos minimamente porque elas ainda existem.

Como nos exorta a própria igreja, temos que juntos construirmos um sistema de saúde mais fraterno. Precisamos ter coragem para inovar nas legislações e discutir os motivos pelos quais os recursos são sempre insuficientes. Os objetivos propostos nesta campanha contemplam a angústia de muitos para encontrar o caminho de valorização do SUS (Sistema Único de Saúde).

Acredito que nossa igreja em todos os municípios do país saberá estreitar as relações com os poderes públicos e questionar de fato porque a situação da saúde ainda apresenta tamanhos desafios.

O que é necessário mudar na forma de administração dos recursos? Por que nos municípios ricos também têm ainda pobres com problemas de saúde? Por que as práticas alternativas e complementares para a saúde ainda são pouco utilizadas na rede pública?

Que toda a hierarquia de nossa igreja católica juntamente com os leigos participe efetivamente dessa campanha, e conheça o sistema de saúde de seu município, os desafios e como podemos colaborar para que realmente a saúde se difunda sobre a terra.

A origem de nosso povo brasileiro revela a riqueza do país, pois temos condições de cuidar de nosso povo com os recursos naturais que possuímos, unindo o conhecimento popular e as técnicas hoje existentes.

No campo da política sempre a culpa é transferida, ora para partido A ora partido B, ora para esfera A ora esfera B. A participação de alguns nos conselhos gestores locais e municipais nem sempre tem como objetivo a colaboração com o funcionamento do sistema.

Não tenho a pretensão de achar que todos os problemas da saúde serão resolvidos após essa Campanha da Fraternidade, mas no mínimo precisamos saber quem é quem dentro dos sistemas público e particular de saúde.

O calvário, que o sistema impõe aos usuários do sistema público e em particular do sistema de saúde, precisa acabar. Em todas a esferas percebemos os investimentos e avanços, mas ainda há muito que fazer. Independente do lugar que cada um ocupa na sociedade precisamos nos unir em torno desse propósito da igreja para fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Essa tem que ser uma luta de todos nós, bem como a responsabilidade de hábitos saudáveis que individualmente somos intimados a adquiri-los. Quero parabenizar todos os membros da pastoral da saúde de nossa igreja católica e de todos os demais grupos, independentes de religião, que adotam tal prática de solidariedade.
Não podemos perder a oportunidade de junto com a CF (Campanha da Fraternidade) lutar para avançarmos nas conquistas rumo ao fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), e assim criarmos condições para garantir o que está previsto na CF (Constituição Federal).

Laudelino Amorim é vereador em Jacareí e coordenador da CF (Campanha da Fraternidade) Região Pastoral VI