Artigo Ver. Dario Burro

Para não perder o esmalte

Os de fora...sempre limpinhos!

A Política precisa ser renovada...

Que verdade mais antiga! Eu digo, pelas tantas vezes que já ouvi isto!

Sempre acreditei que a Política precisasse de gente melhor! Eu também estava do lado de fora e fantasiava sobre os defeitos dos que estão aqui dentro!

Descobri que os de dentro não são uns bichos de sete cabeças nem tão piores dos que estão lá fora!

Eu estou na Câmara Municipal de Jacareí há 3 anos e afirmo que ninguém tem motivo para se sujar com a Política!

Fala-se muito de zonas de conforto, porém vejo que isso se aplica mais para quem critica!

"Não falei que eles não gostam de críticas!"...vozes tão comuns, né? Mas as críticas incomodam apenas quando apoiadas em motivações dissimuladas (a maioria, fazer o quê?).

Por que quem se agiganta em criticar dificilmente se arriscaria a ocupar o lugar de quem está aqui para não ser apedrejado da mesma maneira com que apedrejou! Todos serão medidos com a mesma régua com que algum dia mediu alguém (palavras do Mestre)!

Ninguém quer perder o esmalte!

Portanto ninguém se sujeita estragar as unhas lavando roupa ou aromatizando as mãos com o alho ao cozinhar!

É fácil apontar o Político, mas apenas para exibir as unhas brilhantes é fútil demais!

O que eu quero dizer com isto? Sendo mais claro!

Esta brincadeira, mais do que tola, se desdobra em impactos extremamente nocivos para o amadurecimento da atividade pública: a de criar uma mística de que os "puros", "bons", "virtuosos" e "limpinhos" jamais participariam da Política.

E o pior! É quando eles se sentem deprimidos e querem levantar artificialmente a baixa auto-estima apontando as mazelas dos Políticos.

Os Políticos são passageiros, caso haja seriedade e preparo dos eleitores, mas a hipocrisia, pelo que parece, é o esmalte preferido, talvez não pela qualidade, mas por ser adquirido por aqueles que adotam como moeda corrente a mesquinharia!

Desmistificando: não acredito que quem desdenha a Política seja melhor do que os políticos!

Hy Ho!

Dario Burro é vereador em Jacareí