Vereador Arouca pede aplicação de programa de Hanseníase em Jacareí

O vereador Osvaldo Arouca (PR) solicitou ao Executivo que desenvolva e implante em Jacareí, o “Programa de Hanseníase”, com a criação de mecanismos e recursos que possibilitem uma avaliação e acompanhamento da prevalência da doença que afeta a população da cidade.

“Ressaltamos que o objetivo dessa ação é criar atividades educativas e contribuir para a divulgação de informações sobre a doença. Os profissionais da área da saúde também precisam ser orientados para descobrirem os casos precocemente e realizar o tratamento. Com isso, o foco será eliminado, causando a redução do número de pacientes em Jacareí”, explica o vereador.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nosso país é líder mundial em prevalência da hanseníase. Em 1991, foi assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial, comprometendo-se a eliminar esta doença até 2010. Entretanto, a cada ano, há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível.

Doença - A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. Sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas, capazes de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias.