Os primeiros tempos

A fundação de Jacareí, às margens do Rio Paraíba do Sul, foi conseqüência da passagem de desbravadores que subiam do litoral santista em busca do ouro das Minas Gerais, do outro lado da Serra da Mantiqueira.

A ocupação do Vale do Paraíba aconteceu no Século XVII, quando moradores da Vila de Santos partiram de Piaçagüera velha pelo Caminho dos Bugres, no vale do Rio Quilombo, e iniciaram o povoado de Mogi das Cruzes, na época denominado Santana das Cruzes de Boigi Mirim.

Em 1611 Mogi das Cruzes já era uma vila. Também já se fazia notada a formação de aldeia de Nossa Senhora da Escada.

Existia ainda o aldeamento de Nossa Senhora da Ajuda de Itaquaquecetuba, que por volta dos anos de 1622 a 1624 ganhou perfil de povoação em conseqüência da mudança para São Miguel dos bugres que por ali viviam.

Um dos roteiros que os paulistas faziam para Minas Gerais, com passagem pelo Vale do Paraíba, começava em direção a locais que mais tarde tiveram as denominações atuais de Nossa Senhora da Penha, passava por Itaquaquecetuba, Vila de Mogi das Cruzes, Laranjeira, Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena (ou Hepacaré) e daí para diante.
 

When the first Villa of São Paulo inhabitants gonne 


O povoamento oficial do Vale do Paraíba, deu-se, entretanto, a partir do ano de 1628. Nesse ano, o capitão-mor, João de Moura Fogaça concedeu "datas de terras" no sertão do Rio Paraíba para Jacques Félix e seus filhos. Fez isto em nome da donatária da Capitania de Itanhaém, D. Maria de Souza Guerra, condessa de Vimieiro. (*)

Leia também:

A fundação
O hino
A bandeira
O Brasão
Os chefes do Executivo jacareiense


(*) Fonte: "Nossa Senhora da Conceição de Jacareí" - Publicado pela Indústria de Papel Simão - Jacareí 1990.

 

 

 

Voltar