PROJETO DE LEI / 2013

                                                     

                                    

 

                                                      Dispõe sobre denominação da RUA JOSÉ RIBEIRO

                                   

 

                                    

 

                                     O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS                                 ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

 

 

 

 

 

                                     Art. 1º     Fica denominada como RUA JOSÉ RIBEIRO, a atual Rua Doze (12), localizada no Parque Imperial e identificada pelo código 04145.

 

 

 

                                     Art. 2º    Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

           

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREÍ, 24 DE SETEMBRO DE 2013

 

 

 

 

 

EDGARD SASAKI

Vereador - DEM

 

 

 

 

 

 

 

AUTOR DO PROJETO – VEREADOR EDGARD SASAKI – DEM

 

JUSFICATIVA:

 

JOSÉ RIBEIRO

 

Nascido em 08 de Dezembro de 1934 na cidade de São Paulo, tendo como pais, o Sr. Manoel Ribeiro e a Sra Aurora Alves Ribeiro. Sua única irmã, Vera Lúcia Ribeiro deu-lhe duas sobrinhas – Ana Carolina e Ana Cristina.

 

Casou-se no dia 15 de Novembro de 1955 em Aparecida do Norte com Helena Snevelin Ribeiro, nascida na cidade de Borborema em 21 de Maio de 1935. Desse casamento nasceram José Manoel Henrique Ribeiro, engenheiro civil, casado com Rozilda Terezinha Orlando Ribeiro que lhe deram uma neta, Alana Paula e a sua filha Maria Helena Ribeiro, psicóloga, casada com Sérgio Rodrigues que lhe deram o neto Tiago Augusto.

 

Começou a sua vida na década de 50 como motorista de táxi na capital, mais precisamente no Bairro de Pinheiros. No ano de 1958, associou-se com seu pai, Manoel Ribeiro e seu tio, João Pedro Alves, na compra do antigo restaurante “Frango Assado”, situado na Rodovia Presidente Dutra, no Bairro Parateí de Cima no Município de Guararema, onde hoje se localiza o trevo da Rodovia Airton Senna. De 1958 a 1963 trabalharam neste restaurante com muito afinco, tanto que a partir daí, arrendaram a terceiros a parte comercial do restaurante.

 

José Ribeiro mudou-se então para Jacareí onde comprou um terreno, ou pequeno sítio no Bairro do Rio Abaixo, montando uma olaria onde começou com a fabricação de tijolos, além de plantar arroz e o cultivo de algumas frutas. Uns três anos depois, fundou uma firma construtora, que no período de 1967 a 1976 chegou a construir em Jacareí, cerca de 60 casas, que foram comercializadas. Neste período, investiu também nesta área rural, a extração o e comércio de areia.

 

A partir dos anos 80, já com o seu filho José Henrique terminando seus estudos em engenharia civil, construíram o “Motel “Flower´s”, investimento que persiste até esta data na atual Avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Paralelamente a empresa do motel, e ampliando a sociedade, abriram a revendedora de automóveis “REVEC” na Av. Senador Joaquim Miguel de Siqueira onde por um bom tempo, efetuaram a compra e vendas de veículos.

 

Em 1984, vendeu parte da propriedade do Rio Abaixo a Cervejaria Kaiser do Brasil, industria que veio gerar ao município, centenas de novos empregos e a expansão do parque industrial de Jacareí.

 

José Ribeiro, cidadão com o espírito empreendedor que sempre o acompanhava, fez o progresso de nossa cidade no momento em que nela brotava a sua maior expansão e crescimento, sempre procurando gerar empregos e com seus investimentos, sempre aumentando os tributos e impostos que o município tanto necessita. Morreu em 20 de Junho de 2010, aos seus 75 anos e meio, deixando como legado um exemplo de honestidade, simplicidade, humildade e empreendedorismo. Na sua incansável luta pela vida, sempre mostrou os valores da família, do próximo, do trabalho e da honestidade, na busca de um ser melhor.

. 

Emprestar o seu nome a uma das nossas vias, será uma singela homenagem que prestaremos a um cidadão que contribuiu com muitos anos de sua vida ao desenvolvimento de Jacareí, por isso, contamos e agradecemos antecipadamente aos nobres pares, o apoio e a aprovação desta propositura

 

 

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 24 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

EDGARD SASAKI

Vereador – DEM