PROJETO   DE   LEI

Dispõe sobre denominação da Viela Benedicta da Costa de Moraes.

 

 

 

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELE SANCIONA E PROMULGA A SEGUINTE LEI:

 

 

 

Art. 1º  Fica denominada VIELA BENEDICTA DA COSTA DE MORAES a atual Viela 25, localizada na Rua dos Ibiscos, no Parque Santo Antonio, identificada pelo código 14980.

 

Art. 2º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 28 de agosto de 2013.

 

 

 

ARILDO BATISTA

Vereador – PT

Vice-Presidente

 

 

 

 

 

AUTOR: VEREADOR ARILDO BATISTA.

Projeto de Lei – Dispõe sobre denominação da Viela Benedicta da Costa de Moraes. – Folha 2

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Benedicta da Costa de Moraes nasceu em Santa Branca, interior do Estado de São Paulo, em 3 de agosto de 1932. Filha de Branca Aparecida e João Fernandes da Costa, os quais tiveram ainda mais 5 filhos; morou e trabalhou na roça, de onde obteve os aprendizados de uma vida bem simples e humilde.

Aos 17 anos de idade casou-se com o Sr. Joaquim de Moraes, falecido em 1991, com quem viveu por 42 anos, sendo dezoito deles na cidade de Santa Branca, onde constituíram uma família de 11 filhos, dos quais 7 se encontram vivos: Sueli (60 anos), Ângela (55 anos), Geraldo (52 anos), Cláudio (51 anos), Amélia (49 anos), Célia (47 anos), João Luis (36 anos) e 4 filhos já falecidos, João, Maria Aparecida, Terezinha e Lázaro.

Em 1967 mudaram-se para Jacareí, onde estabeleceram residência fixa na antiga Rua das Orquídeas, nº 9, no Parque Santo Antonio, a qual mais tarde se tornaria Avenida Vale do Paraíba e a casa receberia o nº 169, onde até hoje se encontra fixada a residência de um de seus filhos.

Sempre prestativa e companheira, Dona Benedicta, como era conhecida, ajudava ao Sr. Joaquim no barzinho que ficava localizado no mesmo local de sua residência, de onde tiravam o sustento da família. Dona Benedicta fazia ainda tricô na máquina e era uma excelente e conhecida costureira, alcançando assim também sua renda através de esforços próprios.

Mãe dedicada e esposa exemplar, Dona Benedicta, além de se desdobrar nos afazeres acima citados, cuidava das atividades domésticas e procurava através de seus exemplos proporcionar a educação e ensinamentos que até hoje são vividos por seus filhos, como a honestidade, dignidade e humildade, que segundo ela “eram princípios fundamentais e morais para uma formação de caráter pessoal”.

Com o passar dos anos, cada filho foi se encontrando profissionalmente e também formando suas famílias, de onde Dona Benedicta obteve 10 netas, 7 netos, 5 bisnetas e 2 bisnetos.

Projeto de Lei – Dispõe sobre denominação da Viela Benedicta da Costa de Moraes. – Folha 3

 

 

Mulher religiosa e fervorosa, Dona Benedicta, que era muito católica, dedicou grande parte da sua vida à comunidade do Parque Santo Antônio, onde participava de grupos, terços nas casas, além de todas as terças-feiras fazer um trabalho voluntário com as mães da comunidade, às quais ensinava tricô e crochê. Nas festas do Santo Padroeiro daquela comunidade, era colaboradora na cozinha, onde os bolinhos caipira recebiam o toque de suas mãos.

Dedicada e sempre disposta, trabalhava na limpeza da Capela e fazia muita caridade; mulher para o que desse e viesse, vendia muitos talões de bingo, o que mais tarde se revertia em ajuda, mantendo os custos e reformas necessárias para a Capela Santo Antonio.

Com uma marca expressiva de bondade e amor ao próximo, era sempre solícita e atendia a todos com muito carinho. Segundo relato de seus filhos, várias pessoas recorriam à sua ajuda por não terem condições financeiras de pagar transporte público, fazendo com que Dona Benedicta se deslocasse até o Hospital São Francisco, SIM (que antes era SUS) para marcar médicos, buscar exames, remédios, etc.

Em 2006, após perceber que já não estava mais com o mesmo vigor e vitalidade de sempre, resolveu fazer alguns exames, onde infelizmente foi detectado um câncer de fígado, ao qual Dona Benedicta lutou incansavelmente por 9 meses. Cada vez mais debilitada, inúmeras eram as pessoas que queriam visitá-la, mas por causa de sua baixa imunidade, e em consenso de todos os filhos, o número de visitas foi reduzido, até a data de 24 de junho de 2007, às 10h da manhã, onde, no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, Dona Benedicta veio falecer, tendo como causa da morte falência multissistêmica de orgãos.

Diversas pessoas, dentre as quais parentes, amigos e autoridades políticas, estiveram presentes em seu velório, como o ex-Prefeito e hoje Deputado Estadual Marco Aurélio, que fez questão de visitá-la até mesmo na época em que se encontrava já enferma, e o ex-Vereador e Professor Marino Faria.

Com um legado de dedicação e amor ao próximo, Dona

Projeto de Lei – Dispõe sobre denominação da Viela Benedicta da Costa de Moraes. – Folha 4

 

 

Benedicta deixou registrados na história de nosso município os sinais mais plenos de uma verdadeira vida cristã e cidadã, e é com orgulho, pois, que homenageamos esta cidadã jacareiense e, acima de tudo, modelo de mulher, esposa, mãe e amiga, que construiu em nosso Município sua história pautada em uma única linha: “a de fazer o bem, sem olhar a quem, simplesmente amando e fazendo o bem a todos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião”.

Por estas e por tantas outras razões realizadas e vividas pela Senhora Benedicta da Costa de Moraes, apresentamos o presente projeto de lei prestando-lhe tão justa homenagem, ao qual contamos com a aprovação dos nobres pares, pelo que, desde já, agradecemos.

 

 

Câmara Municipal de Jacareí, 28 de agosto de 2013.

 

 

 

ARILDO BATISTA

Vereador PT

Vice-Presidente